O objetivo do curso relacionado ao perfil do profissional a ser formado é a qualificação e capacitação para pesquisa avançada em Direitos Emergentes na Sociedade Global, especialmente Direitos que envolvam temáticas como Sustentabilidade, Meio Ambiente, Sociobiodiversidade, Propriedade Intelectual, Trabalho, Tecnologias da Informação e Comunicação, Sociedade em Rede, Constitucionalismo na Atualidade, Direito e Relações Internacionais, Cosmopolitismo, Democracia, Direitos Humanos, Processo e Novas Tecnologias, entre outras temáticas complexas da atualidade que se enquadrem no enfoque das respectivas linhas de pesquisa.

O egresso do Mestrado em Direito pode atuar no Ensino Jurídico em instituições educativas formais e não formais, bem como desenvolver pesquisas e/ou ações de políticas públicas em instituições públicas e privadas que necessitem de profissionais do campo jurídico. Adicionalmente, o Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado em Direito objetiva propiciar um ambiente favorável para o desenvolvimento da reflexão jurídica crítica. O profissional egresso do curso de Mestrado em Direito estará capacitado para desenvolver e difundir pesquisa avançada em Direito, relacionada às principais temáticas da atualidade.

 

Objetivo Geral

Formar pesquisadores e incentivar pesquisas, enfatizando a reflexão sobre as transformações jurídicas decorrentes principalmente do avanço técnico-científico e das questões ambientais, verificando quais as suas conseqüências no mundo jurídico.

 

Objetivos Específicos

  1. Formar, em nível de pós-graduação, profissionais com capacidade de elaboração de análises jurídico-sociais, de modo jultidisciplinar ou interdisciplinar, sobre a realidade local e nacional relacionando-a com as transformações globais.
  2. Despertar no (a) egresso (a), à luz de uma formação científica, o interesse pela pesquisa nas diversas áreas do conhecimento jurídico, em específico naquelas temáticas propostas por esse Curso, de formas a desenvolver além do senso crítico, capacidade técnica-jurídica e responsabilidade social para o enfrentamento das questões de direito que envolvem o cidadão e a sociedade;
  3. Desenvolver a pesquisa, a docência e a orientação, em nível de pós-graduação stricto sensu, na área de concentração e linhas de pesquisapropostas;
  4. Capacitar docentes a realizar atividades de ensino e pesquisa em nível superior.

O Mestrado em Direito é oferecido na modalidade presencial e terá uma periodicidade anual de ingresso, sendo as aulas das disciplinas obrigatórias e eletivas ministradas semanalmente. Prevê-se a abertura de 20 vagas a cada ano.